quarta-feira, 22 de outubro de 2008

III Oficina RPG e EDUCAÇÃO.


Palestra com o professor Rabib Floriano Antonio.

Devido aos pedidos dos interessados que não conseguiram se inscrever na II oficina, faremos uma nova oficina no dia 31 de outubro de 2008. Garanta já sua vaga.

Dia 31 de outubro de 2008 às 19h.

ENTRADA FRANCA.

Local: FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DOM ANDRÉ ARCOVERDE

Rua Sargento Vitor Hugo, 161, Valença, RJ.
Informações pelo tel da Fundação (24) 2453-1888 (falar com a Filosofia)
Ou para o palestrante (24) 92545997.

Inscrições on line pelos seguintes endereços:

http://spreadsheets.google.com/viewform?key=ptC3n9vtoJTy49ZBdf31rZA


O Role-Playing Game é um jogo muito popular entre os adolescentes no mundo todo. Ao contrário dos jogos tradicionais, o RPG não prioriza a competição e sim a cooperação entre seus jogadores, por isso o torna ideal para ser usado como elemento de estímulo no processo educacional. Todas as disciplinas curriculares podem se utilizar do sistema, que também favorece infinitamente a interdisciplinaridade.
Os primeiros RPG’s surgiram na década de 70, com o pioneiro Dungeons & Dragons desenvolvido originalmente por Gary Gygax e Dave Arneson, e publicado pela primeira vez em 1974. Hoje o jogo é publicado pela Wizards of the Coast. Suas origens são os wargames de miniaturas (principalmente o Chainmail). A publicação do D&D é considerada como a origem dos RPGs modernos. Desde então o RPG se tornou alvo de teses de mestrado, doutorado, críticas diversas, etc. Foi considerado jogo satânico, coisa de maluco, culpado de distúrbio em adolescentes, etc. Tudo isso não passou de lenda e hoje o RPG é aplicado como sistema educacional em países como Inglaterra, França, Suíça e Brasil. Hoje, o Brasil é uma referência na pesquisa sobre o tema como nas teses de Andréa Pavão e os estudos do professor Marcos Tanaka Riyis.
Na oficina os participantes poderão:
 Conhecer o mundo do RPG;
 Obter informações dos principais estudos sobre RPG e Educação;
 Adquirir o manual básico de regras para usar em sala de aula;
 Tirar dúvidas sobre o tema;
 Participar de mesas de jogos desenvolvidos especialmente para o trabalho em sala de aula;

Um comentário:

Professor na Web disse...

Foi muito proveitoso e divertido a oficina de RPG no IEDLP. Tomara que todos tenham se animado e usem o RPG em aula. Com certeza os alunos vão gostar, aprender e se interessar.

Abraços e parabéns ao Rabib!